NOTÍCIAS

Registros de Imóveis do RS já atendem usuários via E-protocolo digital
31 DE MARçO DE 2020


Ferramenta da CRI-RS disponibilizada antes do prazo visa facilitar ainda mais o acesso da população aos serviços dos Cartórios de Registro de Imóveis

O Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS) disponibilizou, na última semana, o novo módulo de e-protocolo da Central de Registro de Imóveis (CRI-RS) devido ao surto de Coronavírus (COVID-19). Com a nova ferramenta em operação, a CRI-RS já realizou os primeiros registros totalmente eletrônicos com o recebimento de títulos em formato digital, via e-protocolo.

A primeira escritura pública lavrada e registrada inteiramente em meio nato-digital já havia sido realizada no Cartório de Registro de Imóveis de Cruz Alta, em janeiro deste ano (leia mais). Mas, agora com o e-protocolo, todas as etapas do fluxo de registro foram realizadas virtualmente, utilizando o teletrabalho. O Rio Grande do Sul é pioneiro na implementação da escritura pública no formato digital.

O Cartório de Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre foi a unidade que recebeu o primeiro cliente do e-protocolo. Segundo o registrador de imóveis João Pedro Lamana Paiva, também presidente da Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), o feito foi alcançado com o esforço conjunto de uma equipe de excelência.

“Estamos contribuindo positivamente com as autoridades no sentido de zelar pela saúde da população em geral e de seus colaboradores ao possibilitar o regular andamento das atividades registrais de forma 100% virtual. Estamos trabalhando com comprometimento e aperfeiçoamento contínuo visando a inovação e a segurança jurídica dos negócios imobiliários. É uma conquista para hoje e, principalmente, para o futuro. Neste período de grandes dificuldades nossa equipe se reinventa e torna realidade um sonho de todos”.

O módulo de e-protocolo estava previsto para ser lançado em abril, mas em razão da pandemia, a medida emergencial entrou em vigor no dia 23.03 para os Tabelionatos de Notas, e no dia 25.03 para os demais usuários da plataforma (leia mais). As providências foram tomadas a fim de oferecer um novo mecanismo para evitar o deslocamento dos usuários, garantir o direito de propriedade e possibilitar que os profissionais da área extrajudicial mantenham seus cartórios virtualmente abertos.

O advogado Fábio Machado Baldissera, primeiro cliente do e-protocolo na 1º Zona, destacou que sua experiência com o serviço foi muito positiva e que suas necessidades e expectativas foram superadas.

“O sistema é rápido e autoexplicativo. Utilizamos para protocolar um título junto ao Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre e a interface foi célere e bastante precisa. Tínhamos um caso de urgência, pois era relacionado à liberação de crédito em atividade industrial, e só foi possível evitar a via judicial com o funcionamento do e-protocolo e a sensibilidade do cartório em nos orientar. Entramos em uma nova era do Registro de Imóveis com esse módulo. Os cidadãos serão beneficiados e todos os partícipes dos Registros de Imóveis estão de parabéns, pois prestam um serviço diferenciado e que merece ser muito valorizado”, relatou.

Já a assistente administrativa Estela Almeida foi a primeira cliente a concluir o processo totalmente eletrônico por meio do e-protocolo. Estela fez seu registro no Cartório de Registro de Imóveis da 4ª Zona de Porto Alegre.

Segundo a assistente, a experiência de protocolar um título online era totalmente nova e suas expectativas foram todas atendidas. “Foi uma novidade, pensei que seria bem burocrático, mas não, foi bem acessível. Achei bem diligente, menos tempo demandado e um resultado rápido”, comentou.

A CRI-RS possui ainda outros quatro tipos de serviços eletrônicos, além do e-protocolo: Pesquisa na Central, Busca por Nome, Solicitação de Certidões e Visualização de Matrículas. Saiba mais em www.cri-rs.com.br.

Confira aqui o passo a passo para utilizar o e-protocolo:

Fonte: http://irirgs.org.br/2020/03/31/registros-de-imoveis-do-rs-ja-atendem-usuarios-via-e-protocolo-digital/

Outras Notícias

Anoreg RS

Governo deve encaminhar amanhã regulamentação da reforma tributária, diz líder
24 de abril de 2024

Fazenda, Fernando Haddad, vai encaminhar amanhã à Câmara dos Deputados a regulamentação da reforma tributária....


Anoreg RS

Ministro Herman Benjamin é eleito presidente do CJF para o biênio 2024-2026
24 de abril de 2024

Os ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão serão os novos presidente e vice-presidente, respectivamente,...


Anoreg RS

Artigo – Lacunas e desafios jurídicos da herança digital
24 de abril de 2024

Atualmente, o Código Civil brasileiro não aborda especificamente a questão da herança digital. E as leis...


Anoreg RS

Artigo – Regime jurídico do exercício da função notarial e registral
24 de abril de 2024

Civil O constituinte originário definiu o regime jurídico dos notários e registradores como função estatal,...


Anoreg RS

Herman Benjamin é eleito presidente do STJ e Mauro Campbell será corregedor
24 de abril de 2024

O ministro Herman Benjamin foi eleito, na manhã desta terça-feira (23/4), presidente do Superior Tribunal de...


Anoreg RS

STF mantém liminar que suspendeu aplicação de parecer da AGU sobre demarcação de terra indígena
24 de abril de 2024

Decisão vale somente para a demarcação da terra Indígena Ibirama-La Klãnõ, em SC.


Anoreg RS

Senadores destacam indicação de Mauro Campbell a corregedor nacional de Justiça
24 de abril de 2024

A indicação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques para o cargo de corregedor...


Anoreg RS

Jurisprudência do STJ trata da manutenção do uso do nome de casada
24 de abril de 2024

Processo: Processo em segredo de justiça, Rel. Ministro Raul Araújo, Quarta Turma, por unanimidade, julgado em...


Anoreg RS

ANOREG/BR lança o Levantamento Raio-X dos Cartórios
24 de abril de 2024

Projeto inédito busca compreender e aprimorar os serviços notariais e de registro em todo o país.


Anoreg RS

STJ elege Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão para presidente e vice; Mauro Campbell é indicado para corregedor nacional
23 de abril de 2024

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu, nesta terça-feira (23), os ministros Herman Benjamin e Luis...